Instalando GUI em Servidores

De Wiki Projeto Root
Revisão de 00h42min de 31 de outubro de 2020 por Diegocosta (discussão | contribs) (Criou página com '== Sobre == Olá! Visitante, reunimos aqui, informações sobre como instalar ambiente gráfico (GUI), em servidores Linux, em especifico no Debian 10 e CentOS 8. Tal abordage...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

Olá! Visitante, reunimos aqui, informações sobre como instalar ambiente gráfico (GUI), em servidores Linux, em especifico no Debian 10 e CentOS 8. Tal abordagem permite que em ambientes de virtualização, se trabalha com templates de sistemas Linux básicos sem interface gráfica e quando necessário se faça a instalação do mesmo, possibilitando ter templates com interface gráfica, não sendo necessário a instalação do sistema operacional em questão por completo. Outra abordagem para este método é quando um usuário mais leigo tenha necessidade de administrar um servidor e não esteja acostumado com a linha de comando, assim pode realizar todas as tarefas por uma GUI e eventualmente utilizar a CLI. Este vídeo foi elaborado com dúvidas de alguns usuários mais novos no mundo Linux, e nós do canal Projeto Root, vimos a necessidade de ensinar como fazer este processo.

Lembrando que não é recomendado a utilização de Interface Gráfica em ambiente de produção e sim ambientes de testes, afim de diminuir possibilidades de vulnerabilidades!


Vídeo

https://youtu.be/QAb9dgBghf8

Ubuntu/Debian

 tasksel install desktop gnome-desktop && systemctl set-default graphical
  • Adicional de convidados (VirtualBox)
 apt-get install build-essential dkms linux-headers-$(uname -r)

CentOS / Fedora / RHEL

 yum groupinstall "Workstation" && systemctl set-default graphical
  • Adicional de convidados (VirtualBox)
 dnf install epel-release && dnf install gcc make perl kernel-devel kernel-headers bzip2 dkms