Instalação Avançada do Proxmox 8.2

De Wiki Projeto Root
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

Olá! Visitante, reunimos aqui, informações sobre a ferramenta de Virtualização Proxmox Virtual Environment, O Proxmox VE é uma solução completa de código aberto para empresas, é uma virtualização que integra fortemente o hypervisor KVM e contêineres LXC, funcionalidade de armazenamento e rede definida por software em uma única plataforma. Com a interface central do usuário, você pode executar facilmente VMs e contêineres, gerenciar recursos de armazenamento definidos por software e redes de funcionalidade, clusters de alta disponibilidade e várias ferramentas prontas para uso como backup/restauração, migração ao vivo, replicação de armazenamento ou firewall.

O Proxmox VE permite virtualizar até as mais exigentes cargas de trabalho de aplicativos do Linux e do Windows. Ao combinar duas tecnologias de virtualização em uma única plataforma. O Proxmox VE fornece flexibilidade máxima ao seu data center. Inclui forte suporte de alta disponibilidade (HA), onde você não precisa de um servidor de gerenciamento adicional economizando recursos e permitindo HA sem ponto único de falha.

Site Oficial: https://www.proxmox.com/en/

Documentação Oficial: https://pve.proxmox.com/pve-docs/

Vídeo

EmbedVideo received the bad id "https://youtu.be/" for the service "youtube".

https://youtu.be/

Introdução

A instalação de um servidor Proxmox VE 8.2 deve ser feita via instalador bare-metal ISO. Em alguns casos, faz sentido instalar o Proxmox VE em cima de um Debian Bookworm 64-bit em execução, especialmente se você deseja um layout de partição personalizado. Para este tutorial, qualquer meio de instalação oficial do Bookworm deve funcionar.

Instalar um Debian Bookworm padrão (amd64)

Instale um Debian Bookworm padrão, para detalhes, consulte o guia de instalação do Debian e configure um IP estático.

É recomendável instalar apenas a seleção de pacotes "utilitários de sistema padrão" e "servidor SSH", já que o Proxmox VE traz seus próprios pacotes para o QEMU e LXC. Um ambiente de desktop não é necessário.

Adicionar uma entrada /etc/hosts para seu endereço IP

O nome de host da sua máquina deve ser resolvível via /etc/hosts.

Isso significa que em /etc/hosts você precisa de uma das seguintes entradas para o seu nome de host:

1 IPv4 ou 1 IPv6 ou 1 IPv4 e 1 IPv6 Observação: Isso também significa remover o endereço 127.0.1.1 que pode estar presente como padrão.

Por exemplo, se seu endereço IP for 192.168.100.99, e seu nome de host proxmox, então seu arquivo /etc/hosts poderia ficar assim:

127.0.0.1       localhost
192.168.100.99   proxmox.local proxmox

# As linhas a seguir são desejáveis para hosts com suporte a IPv6
::1     localhost ip6-localhost ip6-loopback
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters

Você pode testar se sua configuração está ok usando o comando hostname:

hostname --ip-address
192.168.100.99 # deve retornar seu endereço IP aqui

Instalar Proxmox VE

Adaptar seu sources.list

Adicione o repositório Proxmox VE:

echo "deb [arch=amd64] http://download.proxmox.com/debian/pve bookworm pve-no-subscription" > /etc/apt/sources.list.d/pve-install-repo.list

Adicione a chave do repositório Proxmox VE como root (ou use sudo):

wget https://enterprise.proxmox.com/debian/proxmox-release-bookworm.gpg -O /etc/apt/trusted.gpg.d/proxmox-release-bookworm.gpg

verifique

sha512sum /etc/apt/trusted.gpg.d/proxmox-release-bookworm.gpg
7da6fe34168adc6e479327ba517796d4702fa2f8b4f0a9833f5ea6e6b48f6507a6da403a274fe201595edc86a84463d50383d07f64bdde2e3658108db7d6dc87 /etc/apt/trusted.gpg.d/proxmox-release-bookworm.gpg

Atualize seu repositório e sistema executando:

apt update && apt full-upgrade

Instalar o Kernel Proxmox VE

Primeiro você precisa instalar e iniciar o kernel Proxmox VE, já que alguns pacotes dependem de flags de compilação específicas do kernel ou extensões de recursos (por exemplo, para apparmor) estarem disponíveis.

apt install proxmox-default-kernel

systemctl reboot

Instalar os pacotes Proxmox VE

Instale os pacotes Proxmox VE

apt install proxmox-ve postfix open-iscsi chrony

Observe que você pode substituir chrony por qualquer outro daemon NTP, mas recomendamos não usar systemd-timesyncd em sistemas de servidor, e a opção ntpsec-ntpdate pode conflitar com a inicialização da rede em alguns hardwares. Configure os pacotes que requerem entrada do usuário na instalação de acordo com suas necessidades.

Se você tiver um servidor de e-mail em sua rede, deverá configurar o postfix como um sistema satélite. Seu servidor de e-mail existente será o host de retransmissão que roteará os e-mails enviados pelo Proxmox VE para seu destinatário final.

Se você não souber o que inserir aqui, escolha somente local e deixe o nome do sistema como está.

Remover o Kernel do Debian

O Proxmox VE envia seu próprio kernel e manter o kernel padrão do Debian pode causar problemas em atualizações, por exemplo, com lançamentos pontuais do Debian. Portanto, você deve remover o kernel padrão do Debian:

apt remove linux-image-amd64 'linux-image-6.1*'

Atualize e verifique a configuração do grub2 executando:

update-grub

Recomendado: Remover o Pacote os-prober

O pacote os-prober escaneia todas as partições do seu host para criar entradas de inicialização dupla do GRUB. Mas as partições escaneadas também podem incluir aquelas atribuídas a máquinas virtuais, as quais não desejamos adicionar como entrada de inicialização.

Se você não instalou o Proxmox VE como inicialização dupla ao lado de outro SO, pode remover com segurança o pacote os-prober:

apt remove os-prober

Conectar à interface web do Proxmox VE

Conecte-se à interface web de administração (https://seu-endereço-ip:8006)