Wiki Projeto Root:Sobre

De Wiki Projeto Root
Ir para: navegação, pesquisa

Projeto Root

O Canal no YouTube Projeto Root nasceu com uma ideia que o Diego Costa teve, enquanto era aluno de graduação de Redes de Computadores, quando por questões de dificuldades de seus colegas, comentou que iria fazer um vídeo e publicar no youtube para ajuda-los. Meses depois os vídeos se popularizaram e surgiu um assinante do canal que sugeriu a criação de um novo canal. Mas isto é um breve resumo, acesse o endereço deste vídeo, e veja uma palestra na qual, o próprio Diego Costa, comenta detalhadamente como teve este inicio.

Quem é Diego Costa?

Tecnólogo em Redes de Computadores, pela Faculdade de Tecnologia SENAC, na cidade de Pelotas-RS e Especialista em Segurança da Informação na Faculdade SENAC de Porto Alegre-RS.

Desde os primeiros anos de idade, tive contato com a tecnologia, onde tive muita dificuldade de acesso a materiais na época para começar a usar um computador, hoje com a tecnologia estando cada vez mais participativa na vida social e por saber que nem todas as pessoas tem acesso ao conhecimento especifico para trabalharem na área de TI, vi a necessidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo de meus anos de estudos, dedicações profissionais e oportunidades que tive o prazer de ter.

Logo ao entrar na graduação de Redes de Computadores, já tinha ideia de poder compartilhar os conhecimentos que fossem ensinados no curso, apenas não tinha ideia de onde criar, organizar e compartilhar os materiais.

Foi que em meio de uma aula se teve a necessidade de produzir um laboratório de testes, onde a grande parte dos colegas estavam com muitas dificuldades, foi ai que eu i a possibilidade de poder utilizar uma plataforma que era acessada por todos, sim o Youtube, pois na época os Vlog (Vídeo-Log), estavam emergindo no cenário brasileiro, inclusive o coordenador do curso, que na época já disponibilizava materiais nesta plataforma afim de auxiliar os alunos nos roteiros, comentou que seria muito bem aceito pela universidade como material de ajuda para aulas futuras.

Mas ainda faltava a experiencia de produzir materiais, mesmo que tendo uma didática notável pelos professores, existia limitações em questões de criação de vídeo, edição e publicação de vídeos, isso foi o que me tomou muito tempo para lançar os primeiros vídeos.

Administrador/CEO

Criador e idealizador do Projeto Root, tendo como start um vídeo para auxiliar seus colegas de graduação em Redes de Computadores, o que não esperava era a boa aceitação de um público bem restrito, pois acreditava que a internet disponibilizava materiais em demasia neste nicho. Foi em meados de 2014, que um assinante lhe chamou a atenção quanto a ausência de material no canal, pois a produção de material tinha parado no tempo. Nesta época então começou a ser projetado um novo canal no Youtube, dando assim o nascimento do Projeto Root.

Passando por diversas distribuições, desde Kurumin que foi sua primeira distro, logo em seguida Ubuntu e Linux Mint até Gentoo, uma distro pouco utilizada nos dias atuais, pois é necessário a compilação e a instalação de qualquer software que se queira utilizar, uma distro para quem tem tempo para personalizar o sistema e deixa-lo bem enxuto. Mas foi no Debian que encontrou o padrão para desenvolver suas atividades profissionais e vídeos para o então novo Canal no Youtube, Projeto Root.

Que tipo de material posso ter acesso?

Por se tratar de um canal na plataforma YouTube, em geral, nossos materiais são em vídeos, também sendo encontrados arquivos de imagens e arquivos de texto, contendo instruções, bem como ilustrações ou tarefas, todos gratuitos e livres para reutilização no aprendizado de Tecnologia.

Porque é gratuito?

O canal tem como propósito o ensino gratuito sobre Tecnologia da Informação, Software Livre, GNU-Linux, Redes de Computadores, Segurança da Informação e muitos outros temas. Acreditamos que a informação tem que estar disponível em todos os aspectos, assim cursos gratuitos são excelentes para quem está querendo aprender uma nova qualificação, mas está em uma situação econômica delicada, muitas vezes querendo entrar em uma área que necessita de muitos cursos, como na TI. Foi com este intuito que o canal Projeto Root estabeleceu os pilares de sua estrutura, composta por Colaboradores e Administradores, sendo eles voluntários a criar, editar e publicar materiais no canal, considerando que o projeto root é um canal na plataforma youtube, onde não cobramos em hipótese alguma nossos materiais e suporte.

Oferecemos serviços?

Não, o Projeto Root, é um canal na plataforma Youtube com o intuito de ensinar sobre tecnologia, GNU-Linux, Segurança da Informação e outros tópicos relacionados a este tema. Por isso enfatizamos que o único objetivo do canal é o ensino de qualidade e livre ao alcance de todos, desta forma, nenhum de nossos administradores, colaboradores, seguidores podem prestar serviços em nome do canal, caso isso aconteça, desconsidere qualquer tipo de cobrança, orçamentos ou contratos e denuncie.

Site Oficial

O site do Projeto Root, tem como objetivo de reunir algumas informações relevantes sobre a divulgação do material do Canal no Youtube e de algum parceiro do Canal, não hospedamos nem apoiamos nenhum tipo de software irregular ou pirata. Também possui uma Wiki, que tem o intuito de divulgar em texto os materiais e dicas abordados nos vídeos.


[1]

[2]