DHCP

De Wiki Projeto Root
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

Olá! Visitante, reunimos aqui, informações sobre os vídeos de DHCP que estão disponíveis no Canal Projeto Root.


Vídeos

Parte 01 - https://youtu.be/qxO4z3lk2KQ

Parte 02 - https://youtu.be/CTyPhWazAUY

Parte 03 - https://youtu.be/Soi18HGtCRY

DHCP

Rede sem DHCP - APIPA

APIPA é a abreviatura de Automatic Private IP Addressing. Esta é uma funcionalidade que foi introduzida nos Sistemas Windows para que um cliente com o protocolo TCP/IP instalado e configurado para obter as configurações do protocolo TCP/IP a partir de um servidor DHCP pegue endereço mesmo sem um servidor de DHCP na rede.

O cliente é inicializado, porém não consegue se comunicar com um servidor DHCP. Neste situação, o Windows, usa o recurso APIPA, e automaticamente atribui um endereço IP da rede 169.254.0.0/255.255.0.0. Este é um dos endereços especiais, reservados para uso em redes internas, ou seja, este não seria um endereço de rede, válido na Internet.O recurso APIPA é especialmente útil para o caso de uma pequena rede, com 4 ou 5 computadores, onde não existe um servidor disponível. Neste caso você pode configurar todos os computadores para usarem o DHCP.O resultado final é que todos ficam configurados com endereços IP da mesma rede e poderão se comunicar, compartilhando recursos entre si. É uma boa solução para um rede doméstica ou de um pequeno escritório.


Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67); Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc... O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

Instalação no Debian

  apt-get install isc-dhcp-server


  • ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO

Editando o arquivo de Configuração

  nano /etc/dhcp3/dhcpd.conf

Modificar conforme exemplo abaixo:

  ddns-update-style none; (indica que o DHCP não vai trabalhar em conjunto com o DNS.)
  
  default-lease-time 600; (tempo padrão em segundos que o DHCP Server concede o IP, caso o cliente não peça por mais tempo)
  
  max-lease-time 7200; (caso o cliente peça por mais tempo do que a linha anterior, o máximo possível é o valor definido em "max-lease-time")
  
  authoritative; (Significa que se um cliente requisitar um endereço que o server não conheça, ou seja, o endereço é incorreto para aquele segmento, o Server não enviará um DHCPNAK, o qual diz para ao    cliente para parar de usar aquele endereço)
  
  option domain-name-servers ex: ns1.projetoroot.com.br, ns2.projetoroot.com.br; (define uma opção global de DNS Servers para todas as redes criadas nesse servidor DHCP.)
  
  log-facility local7; (usado para enviar as mensagens de log para um destino diferente)