DHCP

De Wiki Projeto Root
Revisão de 05h23min de 18 de março de 2018 por Diegocosta (discussão | contribs) (→‎Vídeos)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

Olá! Visitante, reunimos aqui, informações sobre os vídeos de DHCP que estão disponíveis no Canal Projeto Root.


Vídeos

Parte 01 - https://youtu.be/qxO4z3lk2KQ

Parte 02 - https://youtu.be/CTyPhWazAUY

Parte 03 - https://youtu.be/Soi18HGtCRY

DHCP

Rede sem DHCP - APIPA

APIPA é a abreviatura de Automatic Private IP Addressing. Esta é uma funcionalidade que foi introduzida nos Sistemas Windows para que um cliente com o protocolo TCP/IP instalado e configurado para obter as configurações do protocolo TCP/IP a partir de um servidor DHCP pegue endereço mesmo sem um servidor de DHCP na rede.

O cliente é inicializado, porém não consegue se comunicar com um servidor DHCP. Neste situação, o Windows, usa o recurso APIPA, e automaticamente atribui um endereço IP da rede 169.254.0.0/255.255.0.0. Este é um dos endereços especiais, reservados para uso em redes internas, ou seja, este não seria um endereço de rede, válido na Internet.O recurso APIPA é especialmente útil para o caso de uma pequena rede, com 4 ou 5 computadores, onde não existe um servidor disponível. Neste caso você pode configurar todos os computadores para usarem o DHCP.O resultado final é que todos ficam configurados com endereços IP da mesma rede e poderão se comunicar, compartilhando recursos entre si. É uma boa solução para um rede doméstica ou de um pequeno escritório.


Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67); Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc... O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

Instalação no Debian

  apt-get install isc-dhcp-server


  • ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO

Editando o arquivo de Configuração

  nano /etc/dhcp3/dhcpd.conf

Modificar conforme exemplo abaixo:

  ddns-update-style none; (indica que o DHCP não vai trabalhar em conjunto com o DNS.)
  
  default-lease-time 600; (tempo padrão em segundos que o DHCP Server concede o IP, caso o cliente não peça por mais tempo)
  
  max-lease-time 7200; (caso o cliente peça por mais tempo do que a linha anterior, o máximo possível é o valor definido em "max-lease-time")
  
  authoritative; (Significa que se um cliente requisitar um endereço que o server não conheça, ou seja, o endereço é incorreto para aquele segmento, o Server não enviará um DHCPNAK, o qual diz para ao    cliente para parar de usar aquele endereço)
  
  option domain-name-servers ex: ns1.projetoroot.com.br, ns2.projetoroot.com.br; (define uma opção global de DNS Servers para todas as redes criadas nesse servidor DHCP.)
  
  log-facility local7; (usado para enviar as mensagens de log para um destino diferente)